Revistas literárias do Modernismo (1910-1926)
Revistas literárias do Modernismo (1910-1926)

Esta obra decorre da exposição Revistas modernistas em Portugal. Tradição e Vanguarda (1910-­1926), cord. Ricardo Marques, que se pretendeu fosse antológica e retrospetiva das revistas do Primeiro Modernismo em Portugal.
As revistas literárias refletem o contexto cultural, social e político em que surgem e o período abrangido é marcado pela ditadura militar, pela Primeira Guerra Mundial e pelas divergências republicanas que irão levar ao desfecho revolucionário de 28 de maio de 1926. É uma época que vê surgir, entre outros, títulos como A Águia, revista essencial do Primeiro Modernismo, LímiaO AveA RajadaGente NovaDionysosA Vida Portuguesa, órgão da Renascença Portuguesa, Eh Real!AtlântidaRevista PortuguesaFolhas de ArteEuropa, bem como as emblemáticas OrpheuPortugal Futurista e Contemporânea, a revista ex-líbris dos anos 20.
A obra compõe-se de duas partes, os Estudos, com textos de Luís Trindade, Luís Marques Ferreira, António Sáez Delgado, Mirhiane Mendes de Abreu, e Fernando Guimarães, que abrem portas a reflexões, cruzadas e complementares sobre as revistas modernistas portuguesas, incluindo as ligações que estabelecem às suas congéneres brasileiras e espanholas, e o Catálogo da exposição.