Revistas literárias do Modernismo (1910-1926)
Revistas literárias do Modernismo (1910-1926)

Esta obra decorre da exposição Revistas modernistas em Portugal. Tradição e Vanguarda (1910-­1926), cord. Ricardo Marques, que se pretendeu fosse antológica e retrospetiva das revistas do Primeiro Modernismo em Portugal.
As revistas literárias refletem o contexto cultural, social e político em que surgem e o período abrangido é marcado pela ditadura militar, pela Primeira Guerra Mundial e pelas divergências republicanas que irão levar ao desfecho revolucionário de 28 de maio de 1926. É uma época que vê surgir, entre outros, títulos como A Águia, revista essencial do Primeiro Modernismo, LímiaO AveA RajadaGente NovaDionysosA Vida Portuguesa, órgão da Renascença Portuguesa, Eh Real!AtlântidaRevista PortuguesaFolhas de ArteEuropa, bem como as emblemáticas OrpheuPortugal Futurista e Contemporânea, a revista ex-líbris dos anos 20.
A obra compõe-se de duas partes, os Estudos, com textos de Luís Trindade, Luís Marques Ferreira, António Sáez Delgado, Mirhiane Mendes de Abreu, e Fernando Guimarães, que abrem portas a reflexões, cruzadas e complementares sobre as revistas modernistas portuguesas, incluindo as ligações que estabelecem às suas congéneres brasileiras e espanholas, e o Catálogo da exposição.

 

This work is the result of the exhibition Revistas Modernistas em Portugal: Tradição e Vanguarda (1910-1926), organized by Ricardo Marques, which aimed to be an anthology and retrospective of the magazines published during the first modernism in Portugal.

The literary magazines reflect the cultural, social and political context in which they were created. The period covered is marked by the military dictatorship, the First World War and the republican divergences that led to the revolution of May 28, 1926. This period saw the birth of several important titles, such as A Águia, an essential magazine of the first modernism, Límia, O Ave, A Rajada, Gente Nova, Dionysos, A Vida Portuguesa (magazine of the Portuguese Renaissance), Eh Real!, Atlântida, Revista Portuguesa, Folhas de Arte, Europa, as well as the emblematic Orpheu, Portugal Futurista and Contemporânea, the ex-libris magazine of the 1920 decade.

The work is divided into two parts: the first contains texts by Luís Trindade, Luís Marques Ferreira, António Sáez Delgado, Mirhiane Mendes de Abreu and Fernando Guimarães. These texts offer reflections, cross-references, and complementary insights into Portuguese modernist journals, including their connections with their Brazilian and Spanish counterparts. The second part contains the exhibition catalog.