Almada Negreiros e Sarah Affonso
Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-IMP-16
ANSA-IMP-16
Negreiros, José de Almada
Identificação
A chave diz : faltam duas tábuas e meia de pintura no todo da obra de Nuno Gonçalves «o pintor português que pintou o altar de S. Vicente na Sé de Lisboa»  
A chave diz : faltam duas tábuas e meia de pintura no todo da obra de Nuno Gonçalves «o pintor português que pintou o altar de S. Vicente na Sé de Lisboa» 

 Ensaio em que Almada Negreiros pretende resumir algumas das noções matemáticas que lhe permitem concluir que na disposição do retábulo atribuído a Nuno Gonçalves faltariam «duas tábuas e meia». As pesquisas que viriam a ser desenvolvidas na década seguinte alteram significativamente as conclusões do autor. Almada admite, aqui, que este retábulo pudesse ser colocado no Altar de S. Vicente na Sé de Lisboa; mais tarde propõe a sua colocação na Sala do Capítulo do Mosteiro da Batalha. A «chave» a que se refere implica a reunião dos conceitos de Antigrafia, de Número Perfeito, de Década e de Teleon, fundamentados na herança clássica. 

Classificação
Literatura
Impresso Ensaio Painéis de S. Vicente
Dados Físicos
Livro impresso, tinta preta, capa a preto e vermelho, 15 páginas. 
27,3 x 21 cm
Dados de produção
06-Nov-50
Inscrita no cólofon. Data da em que o livro foi impresso.  
1950
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom 
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa
Painéis Téleon
Figueiredo, José de Plutarco Holanda, Francisco de Gusmão, Adriano Gonçalves, Nuno
Documentação Associada
Negreiros, José de Almada, A chave diz : faltam duas ta?buas e meia de pintura no todo da obra de Nuno Gonc?alves «o pintor portugue?s que pintou o altar de S. Vicente na Se? de Lisboa», [1ª ed.], Lisboa, Livraria Sá da Costa, 1950.   "Almada por contar", coordenação de Sara Afonso Ferreira, Sílvia Laureano Costa e Simão Palmeirim Costa, Lisboa, Babel e Biblioteca Nacional, 2013.
'Almada por contar', coordenação de Sara Afonso Ferreira, Sílvia Laureano Costa e Simão Palmeirim Costa, Biblioteca Nacional Portugal, Lisboa, 27 de Junho a 5 de Outubro de 2013.