Identificação
[BNP/E3, 14E – 86]
- C. Bucknill: The Psychology of Shakespeare. 1859
- Onimus: La psychologie dans les drames de Shakespeare. 1876.
- Massey: The Secret Drama of Shakespeare’s Sonnets unfolded. 2nd. Ed. 1872.
- Morgan: Venus and Adonis, Study in Warwickshire Dialect. N. Y. 1885.
Defects of Shakespeare
– Shakespeare’s tendency to isolate characters. He cuts off from Iago the logical motives for his hatred (v. Pellissier, p. 85 86) and lets him stand by himself, the mere hater. – So with Hamlet.
– The unity of Shakespeare’s play is not dramatic but lyric.
– N. p. 114. – le pathetique = These processes indicate a lack of sobriety, an impatience, a hurry – they do not necessarily indicate dramatic incapacity. – There is dramatic incapacity in Shakespeare – but it is not here.[1]
[86v]
M. {…}
Copied
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M {…}
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A minha figura foi exterior heráldica de mais para possuir mais do que de longe, e só na sua ideia profunda, a realidade das flores do jardim.
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– chama… A linha dos montes tem uma renda curta de balançadas sombras… (Toda a minha nota é em vermelho)
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All that Pellissier’s chapter on Macbeth proves, we know already, namely that Shakespeare has no underlying moral idea in his plays.[2]
[1] Defeitos de Shakespeare
- A tendência de Shakespeare para isolar personagens. Ele extirpa de Iago os motivos lógicos do seu ódio (v. Pellissier, p. 85 86) e deixa-o ficar sozinho, aquele que simplesmente odeia. - O mesmo acontece com Hamlet.
- A unidade da peça de Shakespeare não é dramática, mas lírica.
- N. p. 114. - le pathetique = Estes processos indicam falta de sobriedade, impaciência, pressa - não indicam necessariamente uma incapacidade dramática. - Há uma incapacidade dramática em Shakespeare - mas não está aqui.
[2] Tudo o que o capítulo de Pellissier sobre Macbeth prova já sabemos, isto é, que Shakespeare não tem nenhuma ideia moral subjacente às suas peças.